EXPONEJA: Mercado da Música Pós-Pandemia

30/09/2020

Um dos painéis mais esperado da Exponeja, com especialistas experientes.  

O mercado da música já estava em plena transformação antes mesmo da pandemia chegar. Alguns formatos já estavam saturados de muita mesmice e sem muitas novidades. Se olharmos para os últimos 10 ou 15 anos atrás, foram muitos experimentos, muitas novidades. Todas as misturas possíveis foram testadas principalmente o segmento sertanejo que viajou de norte a sul com as misturas de ritmos gaúchos ao carimbó do Belém do Pará. Sem esquecer os ritmos latinos que constantemente voltam ao cenário musical brasileiro.

Os produtores musicais criam um verdadeiro show com todas essas misturas que são plenamente executadas pelos seus interpretes. Sem esquecer o sertanejo raiz caipira. Ou seja, depois de um longo passeio, o bom filho a casa retorna. Isso resume as estratégias dos grandes artistas sertanejos utilizadas nos últimos anos. Depois de passar por todas essas misturas de ritmos, dos mais frenéticos à sofrência, o mercado está ávido e espera novidades para grandes lançamentos explosivo no pós-pandemia.

Infelizmente isso não é só no Brasil e nem só no segmento sertanejo. O mercado da música no mundo está passando por essa metamorfose. Novos talentos e novidades no mercado fonográfico mundial andam em modo escassez. As novidades estavam por conta de turnês dos grandes ícones mundiais em shows e apresentações históricas para essa nova geração.

No Brasil, o mercado para o público teen, sempre foi gigantesco, mas está carente de novidades pós Sandy e Junior. As crianças praticamente depois da galinha pintadinha, viram adultas dançando funk e cantando sertanejo liderado pelo romantismo de Luan Santana, que para o futuro projeta um público adulto. Tá um vácuo nesse nicho, que com certeza falta um novo príncipe ou princesa do público sertanejo teen.

O que virá pós-pandemia? O que dá impressão é que a maioria dos artistas estão preparando novidades para a volta dos shows. Muitos lançamentos despontando um romantismo, em um contexto do momento, chamando atenção do público para um amor intenso, no verdadeiro sentido do verbo amar. O convívio com a família, estar mais próximo das pessoas que amam, dar valor e sentido à vida, valorizar o que realmente importa. Será que vem uma onda romântica por aí?

A Exponeja é um evento que anualmente reúne os grandes especialistas e experts, profissionais de todas as áreas em torno da carreira artística e na maioria do mundo sertanejo, para debater os principais temas, tudo o que está acontecendo e quais as novidades do mercado da música.

O evento vai acontecer dias 6 e 7 de Outubro e será 10% online. Será 16 painéis, 24 workshops e mais os bastidores. Tudo ao vivo. Acesse o link para conhecer a programação, quem são os palestrantes e adquirir o passaporte. https://www.exponeja.com.br/programacao

Por: Lu Pimentel